segunda-feira, 23 de abril de 2012

Protamina: guia prático para as duvidas frequentes




                A protamina é a medicação usada para reversão do efeito da heparina. Inicialmente foi obtida através do esperma do salmão e hoje é produzida por técnicas de biotecnologia recombinante.  Sua ação se dá pela ligação e inativação da molécula de heparina. Esta ligação se dá em uma proporção de 1:1. Assim, como cada 1 mg tem 100 unidades de protamina, 1 mg da protamina é capaz de inativar 100 UI em média de heparina...

             As preparações comerciais disponíveis no mercado usualmente (protamina 1000) possuem a seguinte relação: 1ml = 10 mg de sulfato de protamina = 1000 UI de protamina. Assim, 1 ml é capaz de inativar 1000 UI de heparina. Cada ampola vem com 5 ml ou 50 mg de sulfato de protamina. Seu uso é indicado para reversão do efeito da heparina em pacientes sob o uso desta medicação, principalmente para pacientes em anticoagulação plena com heparina, saída de circulação extra-corporea e diálise.
No momento da reversão deve-se estar atento a dose feita e a meia vida da heparina. Desta forma é sugerido seguir a seguinte tabela:

Tempo desde a ultima dose de heparina
Dose de protamina para neutralizar 100 unidades de heparina
Imediato
1 mg (até1,5 mg)
30 a 60 minutos
0,5 a 0,75 mg
> 2 horas
0,25 a 0,375 mg

Cuidados:
A protamina quando infundida rapidamente pode levar a reação anafilática e instabilidade hemodinâmica.
Dose máxima: 50 mg

Protamina e enoxaparina
O uso da protamina com a finalidade de reverter a ação de heparinas de baixo peso molecular é off-label. A antividade anti-fator Xa nunca é completamente neutralizada porprotamina. No máximo 60 a 75% desta atividade será neutralizada.
Relação para reversão da ação da enoxaparina é de: 1mg de protomina neutraliza 1 mg de enoxaparina. 

4 comentários:

  1. Excelente post! Prático e rotineiro.

    Fica mais uma dica de leitura sobre o assunto...

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18309033

    ... o artigo é free e traz conceitos interessantes especialmente no manejo de sangramentos secundários ao uso dos novos anticoagulantes.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI BASTANTE, SEMPRE TIVE ESSA DÚVIDA.
    PARABENS PELA POSTAGEM, SIMPLES E PRÁTICO!

    ResponderExcluir