quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Paracentese e albumina: quando, quanto e como?

                 [paracentece.JPG]
Pacientes cirróticos e mal respondedores a terapia com diuréticos podem necessitar de paracentese com grande retirada de volume. Em alguns casos estes pacientes podem cursar com aumento da atividade de renina e instabilidade hemodinâmica com consequente hiponatremia e piora da função renal.  O uso de soluções coloides para evitar estas consequências da paracentese é controverso e será discutido neste tópico.(para ler mais clique abaixo)


Em estudo de Ginès et al. de 1988, 105 pacientes foram randomizados para fazer paracenteses de para esvaziamento de ascite seguido ou não da administração de albumina (+/- 10 g/litro retirado). Os pacientes do grupo paracentese + administração de albumina apresentaram menor incidência de instabilidade hemodinâmica, menor atividade de renina e menores índices de disfunção renal, além de menores taxas de reinternação (figura1). Não houve diferença de mortalidade entre os grupos (Fígura 2).(1)


                     
Figura 1. Probabilidade de reinternação em pacientes submetidos a paracentese com e sem a diministração de albumina.


                       
Figura 2. Probabilidade de sobrevidade em pacientes submetidos a paracentese com e sem a diministração de albumina.

Quando comparada a outros coloides sintéticos a solução de albumina também mostra-se superior. (2)
O texto de José Such e Bruce A Runyon, publicado no up to date 19.2 (2011) sugere como recomendação:
Não utilizar albumina intravenosa em paracentese com retiradas menores que 5 litros. (recomendação grau 2C)
Utilizar 6 a 8 gramas de Albumina/litro retirado na paracentese quando esta remover mais de 5 litros. (recomendação grau 2C)
Albumina a 25% pode ser utilizada para esta reposição em pacientes hipervolêmicos. Em pacientes com sinais de desidratação usar albumina a 5%.

Referencias
3 – Up to date 19.2: Treatment of diuretic-resistant ascites in patients with cirrhosis

15 comentários:

  1. OlA Rodrigo; gostaria de saber se essa reposiçao de albumina/litro é em relaçao aos litros retirados acima dos 5 litros ou do total retirado? exemplo:
    retiro 8 litros; eu reponho 48 gramas ou 18 gramas? (utilizando 6 gramas de albumina)

    grato

    ResponderExcluir
  2. Olá, a reposição é calculada para o volume total retirado, mas só precisa ser feita quando retirado mais de 5 litros. Ou seja, retirou 8 litros repor 48 gramas. (aproximadamente 5 frascos de albumina 20%).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por favor, preciso de esclarecimentos para minhas dúvidas. Meu pai faz Paracentese e já realizou o procedimento por 8 vezes; apenas uma vez lhe foi aplicado a Albumina (1 frasco de 50 ml para 5 litros retirados); algumas vezes os médicos dizem que só podem aplicar Albumina em pacientes internados, outras vezes eles dizem que vão parar a retirada com volume menor que 4 ou 5 litros para não precisarem aplicar a Albumina; a minha pergunta é a seguinte: Meu pai está cada dia mais debilitado. no exame de sangue tanto a Albumina quanto as Plaquetas estão bem abaixo; gostaria de saber se ele pode tomar Albumina em pó, daquelas compradas em lojas que vendem suplementos para esportistas; já que a nutricionista está estudando ainda uma maneira de nos orientar e que por enquanto só mandou ele consumir 3 ovos por dia; só que ele está tendo câibras nas mãos hoje que não sei se é por conta disso. Agradeço muitíssimo se puderem me ajudar com este esclarecimento.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo gostaria de saber qual o volume de LA que pode ser retirado por dia de um paciente. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    Meu pai tem retirado 15 litros de agua e o hospital nao esta dando albumina

    Gostaria de saber os danos que isso pode causar ou se é normal nao repor albumina ja que ele sempre retirou e sempre tomou albumina

    E agora nao estao dando mais

    ResponderExcluir
  5. Boa noite
    Meu pai tem retirado 15 litros de agua e o hospital nao esta dando albumina

    Gostaria de saber os danos que isso pode causar ou se é normal nao repor albumina ja que ele sempre retirou e sempre tomou albumina

    E agora nao estao dando mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A necessidade de expansão plasmática após paracenteses volumosas se mantém controversa, mas é sugerido que seja realizado infusão de albumina intravenosa (6-8g de albumina para cada litro removido) nos casos de paracentese com retirada maior ou igual a 5 litros de ascite. Os pacientes que não recebem albumina neste contexto estão mais predispostos a apresentar sinais de deterioração hemodinâmica, piora da função renal e hiponatremia severa.

      Excluir
    2. Não creio que seja possível haver controvérsia na medicina; o que há na verdade é o certo, o errado e o desinformado. Creio que alguns médicos agem conforme querem e sem ética ou preocupação com o paciente. Tem o protocolo a seguir em todos os procedimentos; aliás, eu que não sou médica estudei e ví vários videos de Paracentese e nenhum médico, das 8 vezes que o meu pai passou pelo procedimento, fez exatamente como tem que fazer. Apenas uma se aproximou, cumprindo em 80%, outros não chegaram nem perto.

      Excluir
  6. Minha mãe faz paracentese toda semana e retira cinco litros por semana e não repõe a albumina geralmente ela fica debilitada ela tá na fila de transplante de fígado

    ResponderExcluir
  7. Além de retirar cinco litros por semana ela já foi pra UTI três vezes esse ano eu estou ancioso pra ela fazer logo esse transplante de fígado meu Zap e 81985088160 Antônio

    ResponderExcluir
  8. Um fammiliar meu retirou ce'rca de 1,2L e repos 10 frascos de albumina, porque?

    ResponderExcluir
  9. Eu acho muita cara de pau se a medicina. Ja aprovou que o método é este de tirar o líquido na paracentese e repôr a albumina.! Porque os médicos não fazem ? Eu mesmo estou muito debilitado de tanto fazer paracentese . E me repouram pouca albumina .. isto é certo !

    ResponderExcluir
  10. É lamentável mais no Brasil tudo é devagar ou atrasado ! Ora ! Se um paciente já esta com o fígado estragado .. porque não se vai trabalhar com o paciente mais ja tendo colocado o nome dele na lista de trasplante porque ninguém nunca no Brasil foi curado de uma cirrose hepática cornica .. então porque ficar esperando ? O paciente passar pôr tanto sofrimento fazendo paracentese que não cura ninguém a retirada de líquido do abdômen. E deixando os pacientes mais perto da morte e não fazem logo o transplante que é um meio de aquele paciente ter pelo o menos 50% de chances de viver uma vida mesmo que frage . Porque os transplante de nunca devolve 10% de vida pra o trnsplatado.. mais pelo o menos o paciente pensa melhor. Sonha melhor . E pôr aí vai.! ( Eu Paulo de Paulo Feitosa Alencar escrevi este testo )

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho câncer no esôfago, estômago e intestino, daí depois de um tempo agora estou com ascite, já foi drenado 2x a primeira foi em 17 de dezembro e a segunda 17 de janeiro, só que eu estou sentindo muitas dores no ombro.
    Foi drenado cerca de 4 litros e estou pesando 48kg, não foi feito reposição de nada.
    Gostaria de saber se essa dor no ombro pode ter relação com a parêntese que foi feita?
    Oque devo fazer?

    ResponderExcluir