quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A triste realidade da saúde pública no Brasil.



" De todas as formas de desigualdade, a injustiça na saúde é a mais chocante e desumana." - Martin Luther King Jr.

Assim começa o editorial "All in a Day’s Work — Equity vs. Equality at a Public ICU in Brazil" (Tudo em um dia de trabalho - Equidade X Igualdade em uma UTI pública no Brasil) publicado esta semana no The New England Journal of Medicine e escrito pela Profa. Dra. Flávia Ribeiro Machado, médica intensivista e professora adjunta livre docente e chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo.


Há tempos vivemos uma crise por falta de leitos de UTI e demais condições dignas de saúde pública. Temos que escolher dentre vários pacientes qual vai receber a única vaga disponível na UTI e desta forma ter maior chance de sobreviver. Também se é justo ou não oferecer um tratamento muito oneroso, mas o melhor disponível, na tentativa de salvar uma única vida, se esta prática prejudicará diretamente vários outros, já que o recurso disponível para atender muitos foi desviado para um só.

Esta parece a realidade de grande parte dos nossos hospitais e nos faz encher os olhos de lágrimas ao pensar que o futuro não nos parece muito melhor.

Bem, o editorial é muito interessante e nos deixa grandes reflexões.

Sugerimos a leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário