quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ressuscitação cardiopulmonar em gestante: o que fazer?


A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) adequada é muito importante para reduzir a morbimortalidade materno fetal e para obter maior chance de êxito é importante que a equipe de reanimação esteja sincronizada e tenha o conhecimento de qual a melhor conduta seguir.

Existe uma grande lacuna de conhecimento científico em relação ao manejo da parada cardiorrespiratória (PCR) materna.  A impossibilidade de realização de estudos de alta qualidade neste grupo de pacientes torna as evidências e recomendações fracas e sujeitas a viés.  Desta forma, atualmente a melhor evidência disponível é baseada em estudos observacionais e princípios fisiológicos.
Durante a PCR, as alterações fisiológicas da gravidez, somadas à tendência à hipóxia e a compressão aorto-cava pelo útero em pacientes na segunda metade da gestação tornam a ressuscitação mais difícil. O útero gravídico pode comprimir a veia cava inferior, dificultando o retorno venoso e reduzindo assim o volume sistólico e o débito cardíaco. Em geral, a compressão da veia cava e da aorta abdominal ocorre em uma fase mais tardia da gestação (aproximadamente 20 semanas de idade gestacional), época em que o fundo uterino está na altura ou acima da cicatriz umbilical. Além disto, o aumento do volume abdominal também reduz a complacência da caixa torácica e aumenta a força necessária para uma adequada compressão torácica durante as manobras de RCP.

Os melhores resultados para a mãe e o feto poderão ser alcançados se a reanimação materna for bem sucedida, sendo a oferta de RCP de alta qualidade e o alívio da compressão aorto-cava as prioridades. Desta forma o deslocamento uterino manual para a esquerda é a manobra mais recomendada e pode ser realizada com a técnica de duas mãos (assistente do lado esquerdo) ou com a de uma mão (Figura 1). Nesta última o assistente se posiciona a direita da paciente e empurra o útero para a esquerda. Foi observado que a reanimação com a paciente mantida em inclinação lateral esquerda resultava em diminuição da qualidade da RCP quando comparadas às compressões realizadas em posição supina e não deve mais ser mais realizada.

Figura 1: Manobra de deslocamento uterino manual para a esquerda.

A evacuação do útero gravídico também alivia a compressão aorto-cava e pode melhorar o efeito da ressuscitação e, na fase tardia da segunda da gestação, o parto cesáreo perimortem deve ser considerado parte da reanimação materna, independente da viabilidade fetal.
O manejo da via aérea é mais difícil em pacientes gestantes. Elas têm maior risco de broncoaspiração devido ao aumento da pressão intra-abdominal e ao retardo do esvaziamento gástrico.  Geralmente apresentam alterações nas vias aéreas, incluindo edema, friabilidade da mucosa, hipersecreção e hiperemia. Além disto, a elevação do diafragma gera uma redução da capacidade residual funcional e elas também possuem um aumento do shunt intrapulmonar e da demanda por oxigênio quando comparadas à pacientes não gestantes, o que eleva o risco de hipoxemia e leva à rápida dessaturação.  A falha na intubação é uma importante causa de morbidade e mortalidade nestas pacientes e sempre que possível o manejo da via aérea deverá ser realizado apenas por profissionais bem treinados.
As principais causas de PCR na gestação podem ser vistas na Tabela 1.

Tabela 1: Causas de parada cardiorrespiratória materna.
Causas de parada cardíaca materna
Hemorragia
Doenças cardiovasculares
Infarto agudo do miocárdio, dissecção da aorta e miocardite
Embolia amniótica
Sepse / Pneumonia aspirativa
Trombo embolismo pulmonar
Eclampsia
Iatrogenia
Hipermagnesemia (sulfatação) e as complicações anestésicas


Em linhas gerais, a RCP em gestantes é semelhante à realizada em não gestantes e os algorítimos poderão ser revistos nas recomendações da American Heart Association 2015 (aqui). Especificamente no grupo de gestantes, muitas recomendações do guideline de 2010 (aqui) ainda são válidas e podem ser vistas na Figura 2.

Figura 2: Manejo de parada cardíaca materna (AHA 2010).

Por fim, descrevemos abaixo as novas recomendações/atualizações da AHA 2015 para parada cardíaca materna (aqui):
  • A prioridade para as gestantes em PCR é a oferta de RCP de alta qualidade e o alívio da compressão da veia cava e artéria aorta (Classe I, Nível de Evidência C – dados limitados).
  • Se a altura uterina for igual ou superior ao nível da cicatriz umbilical a manobra de deslocamento uterino manual para a esquerda durante as compressões torácicas pode ser benéfica para o alívio da compressão aorto-cava (Classe IIa, Nível de Evidência C – dados limitados).
  • A equipe local capaz de realizar cesárea perimortem deverá ser convocada assim que a parada cardíaca for reconhecida nos casos de pacientes na segunda metade da gestação (Classe I, Nível de Evidência C – dados limitados).
  • Durante a parada cardíaca, caso a altura uterina estiver ao nível ou acima da cicatriz umbilical e a paciente não apresentar retorno à circulação espontânea com as medidas habituais de reanimação associadas à manobra de deslocamento uterino manual para a esquerda, é aconselhável preparo para a evacuação do útero enquanto a RCP continua (Classe I, Nível de Evidência C – dados limitados).
  • Nas situações de gestante não sobrevivente a trauma ou sem pulso por tempo prolongado, em que qualquer esforço para ressuscitação seja fútil, não há nenhuma razão para atrasar a realização da cesárea perimortem (Classe I, Nível de Evidência C – dados limitados).
  • Cesárea perimortem deve ser considerada após o 4º minuto da parada cardíaca materna ou do início dos esforços de ressuscitação (para parada não testemunhada) caso não haja retorno à circulação espontânea (Classe IIa, Nível de Evidência C – opinião de especialistas) (atualização 2015).


Referências
  • Vanden Hoek TLMorrison LJShuster M, et al. Part 12: cardiac arrest in special situations: 2010 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2010 Nov 2;122(18 Suppl 3):S829-61.
  • Lavonas EJDrennan IRGabrielli A et al. Circulation. Part 10: Special Circumstances of Resuscitation: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. 2015 Nov 3;132(18 Suppl 2):S501-18. 
  • http://circ.ahajournals.org/content/132/18_suppl_2.toc
  • HIGHLIGHTS of the 2015 American Heart Association Guidelines Update for CPR and ECC. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-English.pdf



8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM SITE, ME ESCLARECEU LEGAL.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Obrigado pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu trabalhava no SAMU, uma gestante teve uma grave complicação numa UBS, o SAMU foi chamado e, ao embarcar na ambulância, entrou em PCR. Foram realizadas as manobras de reanimação, sem resposta.

    Foi feita a cesárea e o concepto sobreviveu e, até onde soubemos, sem sequelas.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir