sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Inscreva-se no processo seletivo da Residência Médica de Terapia Intensiva da UNIFESP




Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Residência Médica em Terapia intensiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Sobre a residência

A Residência Médica de Terapia Intensiva Adulto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é referência entre as residências da área no Brasil. O programa tem o objetivo de oferecer treinamento teórico e prático para que os residentes se tornem aptos a manejar pacientes graves, seguindo as recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Entendemos que a formação do residente deve ser ampla, com contato com as principais nosologias que fazem parte do contexto do paciente grave. Assim, os residentes realizam estágios em diversas unidades de terapia intensiva. No Setor de Terapia Intensiva do Hospital Universitário, temos a unidade geral (pacientes clínicos, pós-operatório e trauma), neurológica e de saúde suplementar. Ainda na UNIFESP, estágios em unidade de queimados e de transplantes. Alguns estágios externos colocam os residentes em contato com pacientes de unidade coronariana, de pós-operatório de cirurgia cardíaca e de infectologia, Também realizam o módulo de centro cirúrgico, com foco em via área, além de de microbiologia, ecocardiograma, nefrologia e de controle de infecção hospitalar, o que torna a nossa residência bastante completa.
A carga teórica é dividida em módulos de hemodinâmica, anestesiologia, ventilação mecânica, ecocardiograma, nutrição e neurointensivismo, além de discussão de artigos científicos atuais e clássicos da terapia intensiva e demais temas de relevância para prática diária (treinamento de via aérea, módulo de cardiologia, outros).
A residência da UNIFESP possui ainda o diferencial de valorizar e incentivar a formação acadêmica, oferecendo a possibilidade de realizar mestrado profissionalizante, juntamente com a residência, com acesso ao doutorado após o término da mesma.
O programa conta com uma equipe de profissionais qualificada e dedicada que auxiliarão na formação teórico-prática e ética, de tal forma que ao término do processo os residentes tenham uma conduta mais humana e de excelência.

Seja você também nosso residente.



Ø  Fique ligado nas datas!

Períodos de inscrições: 07/10/15 até 29/10/15.
Data da prova teórica: 08/11/15 – período da tarde.
Data da prova prática: 16/12/15.
Data da entrevista: 17/12/15.


Ø  Demais informações úteis:

Vagas: 6.
Pré-requisito: Residência médica em clínica médica, neurologia, infectologia, anestesiologia ou cirurgia geral.

Só você pode fazer as escolhas para o seu futuro, faça Terapia Intensiva na UNIFESP.
 Estamos esperando por você.




Corpo docente:

  • Chefe do Setor de Terapia Intensiva:

Profa. Dra Flávia Ribeiro Machado
        http://lattes.cnpq.br/1160079071166685

  • Coordenação do Programa de Residência Médica:

Dra Nathaly Fonseca Nunes

  • Equipe horizontal:

Dr. Antônio Tonete Bafi
Dr. Flávio Geraldo Rezende
Dr. Eduardo Souza Pacheco
Dr. Bruno Mazza
Dr. Luciano Cesar Azevedo 
Dra. Mirian Jackiu
Dra. Nathaly Fonseca Nunes
Profa. Dra. Flávia Ribeiro Machado

  • Preceptoras:

Dra. Karla Tuanny Fiorese Coimbra

Dra. Daniere Yurie Vieira Tomotani

2 comentários:

  1. Como atual residente de terapia intensiva da Unifesp tenho algo a acrescentar além do que explicado nesse post. O ambiente de trabalho é único, com relacionamento interpessoal e interprofissional muito agradável, tornando o dia a dia de um residente muito melhor. A acessibilidade dos nossos chefes é algo que não tive a oportunidade de observar em outros serviços, o que ao meu ver torna toda essa experiência de vida muito especial. Agradeço à Unifesp pela oportunidade da convivência e de todo aprendizado com essa equipe que considero minha família. Michele Milanezi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Michele! Na verdade, o verdadeiro diferencial é ter residentes dedicados e interessados, como você. Nós agradecemos a confiança, dedicação e o fato de você ter aceitado fazer parte desta família.

      Excluir