sexta-feira, 31 de julho de 2015

Paciente obeso na UTI - Alterações respiratórias

O termo Obesidade Mórbida está em desuso, correspondendo a classificação de Obesidade Grau III.


O grau de obesidade corresponde aos valores de IMC, conforme a tabela abaixo.

CATEGORIA
IMC
Peso normal
18,5  -  24,9
Sobrepeso
25,0  -  29,9
Obesidade Grau I
30  -  34,9
Obesidade Grau II
35,0  -  39,9
Obesidade Grau III
40 e acima
Índice de Massa Corpórea (IMC) é calculado dividindo-se o peso em Kg pelo quadrado da altura em metros.

Alterações respiratórias

Obesidade está relacionada a maior tempo de internação em UTI e maior tempo de ventilação mecânica.
As alterações respiratórias são influenciadas principalmente pelo grau de obesidade e pela distribuição da gordura corporal (central ou periférica).

Alterações fisiológicas
A Capacidade Pulmonar Total pode estar reduzida (em obesos Grau III, pode ser reduzida em até 30%). Alterações são relacionadas principalmente ao posicionamento anômalo do diafragma, aumento da pressão intra-abdominal e maior resistência da parede torácica. Ocorre aumento do trabalho respiratório e maior produção de CO2. Obesos Grau III tendem a ser hipoxêmicos (alteração da ventilação-perfusão pulmonar). A resistência nas vias aéreas superiores é elevada e há maior incidência de apneia obstrutiva do sono.

Maior importância das profilaxias
Obesos possuem maior risco de pneumonia aspirativa, especialmente em pós operatório, devido a maior volume gástrico, maior pressão intra-abdominal e maior incidência de refluxo gastroesofágico. O posicionamento da cabeceira da cama elevado é uma importante medida para diminuir o risco de broncoaspiração.
Há maior risco de TEP e a profilaxia para trombo deve ser iniciada assim que possível.

Intubação
Considerar todo paciente obeso como potencial de via aérea difícil. São comuns a menor mobilização do pescoço e abertura limitada da boca. O posicionamento adequado do pescoço para intubação é importante para facilitar o processo de intubação. Recomenda-se o uso do Trapézio de Simoni (Figura 1) ou de coxins múltiplos (Figura 2) e o uso de bloqueador neuromuscular.

 


Figura 1: Trapézio de Simoni (Francisco SR, 2005)

 


Figura 2: Uso de coxins múltiplos para o posicionamento adequado do pescoço para intubação. 


Ventilação mecânica invasiva
Para o cálculo do Volume Corrente recomenda-se utilizar 6ml/kg do peso predito (nunca o peso real!) e a menor FiO2 para Saturação > 92%.
Não há superioridade entre os modos ventilatórios. Recomenda-se inicialmente o uso de modo assisto controlado, ventilação a pressão controlada ou a volume controlado. Quando houver aumento do PaCO2 (hipercapnia) recomenda-se monitorizar a PIA (pressão intra-abdominal) pois, se elevada, pode ser um fator restritivo.

É recomendado PEEP > 10. Entretanto, o PEEP adequado para o grau de obesidade do paciente é idealmente determinado com o uso de balão esofágico (medida da pressão intratorácica).
Manobras de recrutamento alveolar podem ser realizadas nos casos de hipoxemia, diminuição do volume corrente ou hipercapnia, objetivando prevenir atelectasia e o risco de VILI (ventilator-indusced lung injury).
Diferentemente dos pacientes em geral recomenda-se pressão de platô até 35 cmH2O. Em casos de SARA moderada e grave pode-se subir o platô até 40 cmH2O, respeitando uma pressão de distensão < 15cmH2O (driving pressure)
(PEEP 25 cmH2O, Pplatô 40 cmH2O por exemplo)


Desmame ventilatório
O desmame ventilatório é uma tarefa frequentemente difícil nesses pacientes. Burns e col demonstraram que o posicionamento Trendelemburg reverso em 45 resultou em um volume corrente maior e menor frequência respiratória que nas posições 0 e 90, o que pode ser importante no processo de desmame.
Obesos são considerados paciente de risco para falhas de extubação e podem se beneficiar do uso de VNI (ventilação não invasiva) imediatamente após a extubação ( VNI profilática). 

Referencias

1. Diretrizes Brasileiras de Ventilação mecânica 2013 – AMIB e SBPT
Tema 18 -Ventilação mecânica nos pacientes Obesos

2. Evidence-Based Critical Care. Autor: Marik, Paul Ellis 2015 Springler http://www.springer.com/us/book/9783319110196

3. Francisco SR. Dispositivo útil para intubação traqueal no paciente obeso mórbido. Rev. Bras. Anestesiol.  [Internet]. 2005  Apr [cited  2015  July  31] ;  55( 2 ): 256-260. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942005000200013&lng=en

Um comentário:

  1. Segundo Diretrizes Brasileiras de Ventilação mecânica 2013 – AMIB e SBPT o obeso tem um aumento na pressão parcial de CO2 PaCO2 e não aumento na produção de CO2 ou seja VCO2 maior que 200ml.

    ResponderExcluir