quarta-feira, 28 de março de 2012

Fluoxetina para recuperação motora de AVCi: vamos nos movimentar por isto?



              Sequelas motoras, como hemiplegia e hemiparesia, são complicacões frequentes de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). Estudos envolvendo pequenas amostras de pacientes mostram uma tendência a melhora de sequelas motoras com o uso de fluoxetina. François Chollet e colaboradores desenvolveram um estudo multicêntrico, duplo cego, controlado que teve como objetivo investigar se a fluoxetina seria capaz de aumentar a recuperação motora, se administrado logo após um acidente vascular cerebral isquêmico para pacientes que apresentam déficits motores. Os resultados deste estudo são animadores...


Figura 1. Estudos prévios com antidepressivos em AVCi

Foram incluidos pacientes na fase aguda do AVCi, com hemiparesia ou hemiplegia, avaliados pela escala motora de Fugl-Meyer com resultado ≤ 55 foram incluídos. Estes pacientes receberam fluoxetina 20 mg/dia por 3 meses, iniciada 5 a 10 dias após o AVCi. Todos os pacientes fizeram fisioterapia.
Foram incluídos 118 pacientes distribuídos aleatoriamente para receber fluoxetina (n = 59) ou placebo (n = 59), e 113 foram incluídos na análise (57 no grupo de fluoxetina e 56 no grupo de placebo). Dois pacientes morreram antes do dia 90 e três se retiraram do estudo. A melhora da escala motora de Fugl-Meyer em 90 dias foi significativamente maior no grupo fluoxetina (média ajustada de 34,0 pontos [IC 95% 29,7 -38,4]) do que no grupo placebo (24,3 pontos [19,9 -28,7 ], p = 0,003). Os principais eventos adversos na fluoxetina e placebo foram hiponatremia (sem diferença entre os grupos), distúrbios digestivos transitórios, incluindo náuseas, diarreia e dor abdominal (25% x 11%) , distúrbios hepáticos enzimáticos (9% x 18%), distúrbios psiquiátricos (5% x 7%), insônia (33% x 36%), e crise parcial (<1%x 0%).

            Estes autores concluem que em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico com déficit motor de moderado à grave, a prescrição precoce de fluoxetina com fisioterapia teve melhor evolução motora após 3 meses. Modulação da plasticidade cerebral espontânea por drogas é um caminho promissor para o tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico e de moderada a grave déficit motor.


O que é a escala de Fugl-Meyer? Abaixo os links dirigem a formulários de aplicação da escala.
http://www.neurophys.gu.se/digitalAssets/1332/1332679_fm-le-english.pdf

Referência
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21216670

Nenhum comentário:

Postar um comentário