segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A posição de pernas cruzadas se correlaciona ao melhor prognóstico de pacientes graves?

Pablo Picasso: Seated nude woman with crossed legs

A posição de pernas cruzadas é um sinal corporal de bem estar e conforto. Esta posição é comumente adotada por pacientes de terapia intensiva, mesmo na fase aguda da doença. Intensivistas empiricamente correlacionam este posição a melhor prognóstico.
Estudo publicado por Schneider e Vajkcozy em dezembro de 2011analisou a adoção espontânea da posição de pernas cruzadas, chamada no estudo de “Beach Position”, por pacientes internados em uma UTI neurológica e correlacionou com complicações e prognóstico destes pacientes. Os resultados encontrados nos 117 pacientes incluídos são demostrados abaixo...

Apresentaram a posição de pernas cruzadas 42% dos pacientes. Este grupo de pacientes apresentou mais dias livres de complicações, melhor evolução neurológica na alta e após 6 meses (medida pela escala de evolução de Glasgow), além de relato menor escores de dor. Estes dados podem ser conferidos na tabela 1.
A conclusão do estudo é que, em tempos de grandes avanços tecnológicos, a simples observação do paciente mostra-se importante especialmente em pacientes graves.
Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário