quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hot topics CBMI - Microcirculação e variáveis sistêmicas no choque séptico



        Na sessão Hot topics do CBMI, Dr. Glenn Hernandez do Chile, ministrou uma palestra referente a correlação da microcirculação com as variáveis hemodinâmicas sistêmicas no contexto do choque séptico.
         Apresentou dados referentes ao seu trabalho retrospectivo multicentrico (3 centros - Chile, Argentina e Holanda) envolvendo 156 pacientes nas primeiras 24 horas de choque séptico, que tiveram sua microcirculação avaliada pela técnica de videomicroscopia - SDF (Sidestream dark field). 

        Reforçando os dados de outros estudos, os pacientes com lactato > = 2 mmol/l e dose de noradrenalina > 0,1mcg/kg/min, exibiram valores significativamente menores na densidade de vasos perfundidos (PVD) e na proporção de vasos perfundidos (PPV).
        Além disso o PPV e PVD demonstraram associação com número de disfunções orgânicas e mortalidade.

Fig 1. Foto análise da microcirculação: Capilares são definidos por vasos < 20 mcm. A densidade capilar é definida pelo numero de capilares que cruzam as linhas (traçadas conforme figura, dividindo a imagem em 16 quadrantes) dividos pelo comprimento total das linhas. A perfusão é categorizada como presente (fluxo contínuo por pelo menos 20 s), ausente (ausência de fluxo durante pelo menos 20 s) ou intermitente (pelo menos 50% do tempo sem fluxo). A proporção de vasos perfundidos (PPV [%]) é obtida pela fórmula: 100 × (número total de capilares - [sem fluxo + fluxo intermitente]) / número total de capilares. A densidade de vasos perfundidos (PVD), uma estimativa da densidade capilar funcional (FCD), pode ser calculada multiplicando-se densidade capilar pela proporção de vasos perfundidos.
       Como proposta para novos protocolos, foi discutido o envolvimento de parâmetros microcirculatórios diretos na otimização de medidas de ressuscitação inicial, especialmente para pacientes com hiperlactatemia > 4mmol/l.
          Demais publicações sobre o contexto envolvendo microcirulação são encontrados nas referências.
        Como exemplo da visualização da microcirculação através do SDF, dois vídeos respectivamente expondo o contexto de um voluntário e um paciente nas primeiras 24h de choque séptico.





Referências:
1. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20221744
2. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16168075
3. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16168071
4. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17095120

Nenhum comentário:

Postar um comentário