domingo, 21 de agosto de 2011

Uso de estatinas na hemorragia subaracnóide (HSA)




              Alguns pequenos estudos randomizados e controlados têm sugerido benefício do uso de estatinas na prevenção de vasoespasmo secundário a HSA. As estatinas têm o potencial de aumentar a produção de oxido nítrico e assim aumentar o fluxo sangüíneo cerebral e atenuar a vasculopatia. (1)
             Mas afinal, existem de evidências que suportem seu uso rotineiro na prática clínica? (para ler mais clique abaixo)


 
Estudos incluídos na metanálise de Silbberg et al. 2008
Em metanálise reunindo 3 estudos (158 pacientes)  randomizados e controlados sobre o tema, Sillberg et al. (2008) descreveram um efeito protetor do uso de estatinas em pacientes com HSA. Houve redução da incidência de vasoespasmo, bem como da incidência de déficits isquêmicos tardios e de mortalidade (gráfico 1). (2)
Gráfico 1. Resultados de evolução da meanálise de Sillberg et al.

 Em 2009, Vergouwen et al. publicam um novo estudo randomizado e controlado sobre o tema, incluindo 32 pacientes e atualizam a meta-análise sobre o tema. Nesta nova metanálise com 190 pacientes dos 4 estudos, não houve benefício no uso de estatinas em pacientes com HSA (Gráfico 2). Os autores lembram em sua conclusão houve uma tendência de melhor evolução nos pacientes que fizeram uso de estatinas e que os resultados desta meta-análise, com apenas 190 pacientes, não são definitivos. Assim, não se pode excluir o possível efeito benéfico das estatinas neste grupo de pacientes. (3)

Gráfico 2. Resultados da meta-análise de Vergouwen et al. 2009.


Aguardamos os resultados de um grande Trial sobre o tema que já esta em andamento e que já incluiu mais de 400 pacientes, o estudo Statins for Aneurysmal Subarchnoid Hemorrhage (STASH).
Por hora, com os dados disponíveis sugerindo beneficio no uso e pelo baixo risco de sua administração, recomenda-se iniciar estatinas em até 48 horas da HSA por aneurisma e manter até a alta da UTI (1).


1- Uptodate 19.2 – Singer et al. Treatment of aneurysmal subarachnoid hemorrhage

2 comentários:

  1. Assunto polemico Rodrigao...
    Um detalhe interessante desses estudos é a variabilidade de doses e uso de pravastatina no estudo que teve melhores desfechos... Apesar de classe semelhante teriam efeitos idênticos sinva e prava ?
    Enfim, esperamos que os trials em andamento tenham qualidade e poder para esclarecer o assunto...

    ResponderExcluir
  2. Toni, as estatinas usadas são diferentes e em doses acima das usuais. Realmente não sei se os resultados das diferentes estatinas podem ser estrapolados. O estudo STASH, mencionado no post, está utilizando sinvastatina 40 mg ao dia. Acho que este é bem próximo do que usualmente é feito. Enquanto isto... aguardamos.

    ResponderExcluir