sábado, 13 de agosto de 2011

Hiponatremia em pacientes neurocirúrgicos


Hiponatremia é o distúrbio hidroeletrolítico mais frequente entre pacientes neurocirúrgicos. Há relatos de que sua prevalência, nessa população, pode chegar a 50% (1). Devido à série de complicações decorrentes dos efeitos cerebrais (como edema cerebral, convulsões e vasoespasmo) e sua evidente associação com mortalidade, a hiponatremia deve ser sempre investigada e tratada quando os níveis séricos de sódio caírem abaixo de 131mmol/L (1).

Em pacientes neurocirúrgicos a hiponatremia é geralmente secundária a natriurese, causada pela syndrome of inappropriate secretion of antidiuretic hormone (SIADH) ou pela cerebral salt wasting (CSW).
A fisiopatologia da CSW está relacionada à diminuição na reabsorção de sódio, possivelmente pela liberação do peptídeo natriurético cerebral e/ou redução da atividade simpática a nível renal (2). É importante lembrar, contudo, que alguns autores questionam a existência da CSW (3).
Do ponto de vista laboratorial, as duas condições compartilham achados semelhantes. A distinção entre SIADH e CSW é fundamentada basicamente na volemia do paciente (hipovolemia na CSW).


 
Uma sugestão de abordagem da hiponatremia em pacientes neurocirúgicos está no quadro abaixo.

Uma vez que é dificil estabelecer a volemia do paciente, exceto em casos extremos, o que fazemos na prática é administar solução salina hipertônica para corrigir a hiponatremia e evitar suas consequências, até que fique claro o diagnóstico (o que muitas vezes não acontece).
É importante destacar que outras causas de hiponatremia também devem ser ponderadas. A velocidade e a grau de correção seguem as recomendações gerais (4).

Referências


3 comentários:

  1. Flávio vc acha que pacientes em vigência de edema cerebral devem ser mantidos em um estado hipernatremico com Na no limite superior da normalidade? Existe alguma evidencia para esta conduta?

    ResponderExcluir
  2. Não há evidências sólidas que ainda justifiquem tal conduta. Mas é algo que procuramos fazer sempre que possível.
    Segue o link de um estudo piloto nesse sentido, com resultados positivos.
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21494103

    ResponderExcluir
  3. Tratar só abaixo de 131. É uma piada esperar herniar a cabeça para agir..

    ResponderExcluir