terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O ILAS contra a SEPSE


A sepse é uma resposta inflamatória sistêmica gerada por um processo infecciosos que pode levar à disfunções orgânicas e choque. Segundo dados do estudo SPREAD (Sepsis Prevalence Assessment Database), conduzido pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), 29,6% dos leitos de unidade de terapia intensiva do país estão ocupados com pacientes com sepse grave e choque, e a letalidade global foi estimada em 55%. 
Visando minimizar o impacto da alta letalidade atribuída à sepse, o ILAS tem a missão de auxiliar no processo de aperfeiçoamento da qualidade assistencial do paciente portador de sepse grave através da implementação de protocolos baseados em evidências científicas, da geração e difusão de conhecimentos e do desenvolvimento de estudos clínicos.

Com essa proposta, o ILAS em parceria com a UNIFESP disponibilizaram em seu site algumas aulas muito interessantes sobre o tema, todas ministradas pela Dra Flávia Machado, médica intensivista participante do comitê da Surviving Sepsis Campaing.




Referências:

http://www.ilas.org.br/
http://www.sepsisnet.org/pg.php?v=spread
http://www.survivingsepsis.org/guidelines/Pages/default.aspx

Um comentário: