domingo, 27 de setembro de 2015

Doação de órgãos... apoie você também essa ideia.


Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (primeiro semestre/2015), no mês de junho de 2015 o Brasil possuía 32.000 pacientes na lista de espera para transplante de órgãos, sendo o rim, as córneas e o fígado, os órgãos mais esperados, com  19.249, 10.386 e 1.448 pacientes  na lista respectivamente.

Durante o primeiro semestre de 2015 foram registrados  4.715 potenciais doadores. Destes, 1.356 se tornaram doadores efetivos e apenas  1.251 tiveram os órgãos utilizados em transplantes. Dentre os vários motivos destes baixos índices a recusa familiar foi a grande responsável, com 1.254 recusas, totalizando 44% das causas da não concretização da doação de órgãos.
Para ajudar a reduzir estes índices a Associação Brasileira de Doação de Órgãos lançou a campanha “Eu assumi”.  A campanha incentiva a população a informar seus familiares sobre o interesse em ser doador, afinal apenas eles poderão autorizar o procedimento após a morte encefálica.
O Sistema Único de Saúde é o maior programa público de transplantes do mundo e o procedimento é realizado de forma completamente gratuita, ou seja, os doadores podem ajudar a salvar vidas sem adicionar custos para os seus familiares.
A importância do tema é tamanha que após o óbito, um único doador pode ajudar a salvar até 10 vidas, com transplante de rins, pâncreas, fígado, pulmões, córneas, pele, ossos e válvulas cardíacas.
A conscientização da população sobre o tema é muito importante.
Dia 27 de setembro, dia nacional da doação de órgãos. Apoie você também esta ideia!

Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário