domingo, 19 de maio de 2013

24 horas de luzes e alarmes. Sono, delirium e melatonina na UTI.



Pacientes graves frequentemente apresentam distúrbios do sono e inversões do ciclo sono e vigilia. Alguns estudos demonstram que pacientes internados em UTI e em desmame da ventilação mecânica podem apresentar períodos de sono noturno muito curtos. Em um estudo a media foi de apenas 2,5 horas de sono por noite (1). Este distúrbio pode estar ligado a redução dos níveis de melatonina. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal e que vem sendo utilizada e tendo seus efeitos estudados no sono. Pacientes graves requerendo ventilação mecânica podem ter seus níveis séricos de melatonina reduzidos...

No estudo de Bourne e col a suplementação de melatonina na dose de 10 mg/dia as 21 horas foi capaz de aumentar em 47% (porem sem significancia estatística) o  tempo de sono noturno (1). Outros dois estudos mostram resultados contraditórios. Enquanto em um destes houve aumento de 3 para 6 horas de sono com o uso de 3 mg de melatonina (2), o outro estudo mostrou aumento de apenas 15 minutos com seu uso (3).
Os efeitos adversos principais da melatonina são: cefaleia, tontura, nauseas e sonolência. Estes efeitos são pouco observados com seu uso e podem ser dependentes da dose utilizada.
Um estudo conduzido por Yoshitaka e col demostrou que paciente internados em UTI para pós-operatório tem decrescimo dos níveis de melatonina. Além disto, os pacientes que apresentavam maior queda neste níveis na primeira hora de pós-operatorio cursavam com maior incidência de delirium (−1,1 x 0 pg/mL, P = 0,036). Neste estudo a variação do nível sérico de melatonina foi preditor independente  da incidencia de delirium.
A privação de sono é classicamente ligada a maior incidência de delirium e desta forma os dados destes estudos nos fazem crer que possa haver espaço para estudos do uso de melatonnia na prevenção de delirium em pacientes graves. Mas ainda, esperamos ver estudos com o uso de melatonina e a necessidade de sedativos em UTI. Duvidas que devem ser respondidas por novos estudos.
A melatonina não esta disponível/liberada para uso no Brasil.

Referências
1 - www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18423009
2- www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10672435
3 - www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16930101
4 - www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23312124

Um comentário:

  1. Rodrigo, dei uma olhada rápida no blog e ... gostei bastante! Parabéns pela iniciativa! Vou passar sempre por aqui e ajudar a divulgar.
    Abs. Tatiana

    ResponderExcluir