segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Desmopressina (DDAVP) na disfunção plaquetaria causada por uremia

           O DDAVP, um análogo do hormônio antidiurético com pequena ação vasopressora, é o método mais simples, mais rápido no seu incio de ação e com menor potencial de toxicidade aguda para a disfunção plaquetária no paciente urêmico. A desmopressina é eficaz em, pelo menos, metade dos pacientes e parece atuar através do aumento da liberação do fator VIII: multímeros do fator de von Willebrand a partir de células endoteliais. Outros fatores podem incluir o aumento da expressão da glicoproteína plaquetária membrana...

      DDAVP pode ser administrado por via intravenosa ou por via subcutânea numa dose de 0,3 micrograma / kg (em 50 mL de solução salina durante 15 a 30 minutos, se por via intravenosa) ou de 3 micrograma / kg via intranasal. A melhora no tempo de sangramento inicia tipicamente dentro de 01 hora e dura 4 a 8 horas (ver figura 01). Taquifilaxia tipicamente desenvolve-se após a segunda dose, talvez devido a depleção dos estoques endoteliais do fator de von Willebrand. Oliguria e hiponatremia podem ocorrer em pacientesque ainda mantenham diurese.


       








Referências:
1- Uptodate - Platelet dysfunction in uremia. Berns e Coutre. 2013
2- www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17322926 (Full text em: http://www.uphs.upenn.edu/renal/important%20pdf%20II/Uremic%20bleeding.pdf)
3- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23233577

Nenhum comentário:

Postar um comentário