quinta-feira, 22 de março de 2012

Ultrassom pulmonar: o velho método e os novos usos.



              O uso da ultrassonografia tem sido bastante estudada nos últimos anos em pacientes graves. Em uma época de crescente preocupação com a segurança do paciente temos dado preferência a procedimentos diagnósticos cada vez menos invasivos e mesmo para procedimentos invasivos a orientação por imagem tem sido adotada com redução de complicações.
Dentre todos os objetos de estudo da ultrassonografia no paciente grave o seu uso para exame pulmonar tem ganho papel de destaque. O grande precursor desta técnica é o Dr. Daniel Lichtenstein, autor do livro: “General Ultrasound in the crically ill”.
Vários estudos vêm sendo publicados nesta área. Em estudo de 2011, Xirouchaki e colaboradores, avaliaram o uso do ultrassom e comparam à radiografia (Rx) de tórax em fazer o diagnóstico das principais síndromes pulmonares... (Leia mais. clique abaixo)
Estes método foram comparados em relação à tomografia de tórax (padrão ouro). Foram incluidos 42 pacientes sob ventilação mecânica. Nesta população geral de UTI o ultrassom teve um desempenho significativamente melhor do que diagnostico por Rx de Tórax para o diagnóstico de condições patológicas comuns e pode ser utilizado como uma alternativa à tomografia de tórax. Os principais resultados deste estudo (sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo) estão descritos na tabela abaixo.














Referencia:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21809107

Nenhum comentário:

Postar um comentário