terça-feira, 18 de outubro de 2011

E agora, José? Omega-3 em pacientes com lesão pulmonar aguda.

Acaba de sair no JAMA o estudo OMEGA que analisou os efeitos da suplementação nutricional de ácidos graxos ômega 3 e anti-oxidantes em pacientes com lesão pulmonar aguda. (1)
At̩ o momento da publica̤̣o deste estudo o uso de dietas enriquecidas com ̫mega 3 se mostrava promissor. Alguns estudos mostravam beneficio em termos de redṳ̣o de marcadores de inflama̤̣o pulmonar e melhora da disfun̤̣o pulmonar com esta dieta. Al̩m disto, em um destes estudos houve redṳ̣o de mortalidade.(2 Р5)
Entretanto, o estudo OMEGA demonstrou resultados opostos (clique abaixo para mais informações)



O estudo OMEGA incluiu entre janeiro de 2008 e fevereiro 2009, 272 pacientes, selecionados de 44 centros e que foram randomizados a receber suplementação com ômega 3 e anti-oxidantes 2 vezes ao dia. As dietas eram similares em quantidade de oferta calórica, mas não similar em sua composição em termos de proteínas, lipídeos e carbohidratos.  (ver tabela 1).


O objetivos principal do estudo foi avaliar o impacto destas dietas no tempo livre da ventilação mecânica em 28 dias.
O estudo foi interrompido precocemente por ser considerado fútil prosseguir a investigação. Houve aumento de 8 vezes no nível plasmático de ácido eicosapentanóico nos pacientes recebendo suplementação de ômega-3. Este mesmo grupo obteve pior resultados com menos tempo livre de ventilação mecânica, tempo livre de internação na UTI e maior incidência de diarreia. Houve ainda tendência de maior mortalidade no grupo suplementado com ômega-3. (figura abaixo)

Estes pesquisadores concluem o oposto dos outros estudos já publicados. A suplementação com ômega-3 não mostrou benefícios na evolução de pacientes com lesão pulmonar aguda e pode inclusive ser danosa.
Deve-se descatar que os estudos anteriores utilizaram dietas enriquecidas com ácidos graxos ômega 3 e anti-oxidantes e não suplementação da dieta com ômega-3. Este estudo incluiu pacientes com relação PaO2/FiO2 mais altas que os anteriores. Além disto, as composições das dietas deste estudo são bastante diferentes e este estudo foi encerado antes de atingir a amostra calculada. Não creio que este estudo seja uma evidencia definitiva para excluir as dietas enriquecidas com ômega-3 e anti-oxidantes do tratamento de pacientes com sindrome do desconforto respiratório agudo. 
Referências deste post:

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa do blog e pelos resumos muito bem pautados. Concordo totalmente com a interpretação feita quando aos resultados do estudo EDEN-OMEGA. De fato ao compararmos esse estudo com os estudos anteriormente publicados existem diferenças metodológicas muito importantes que devem ser consideradas. Fiz recentemmente uma nova meta-análise, complementar a que publiquei no JPEN em 2008 (época em que só haviam 3 estudos), incluindo desta vez os estudos anteriormente publicados mais EDEN-OMEGA, um estudo de óleo de peixe em pacientes críticos publicado na CCM pela Rene Stapleton, um estudo feito na Espanha em sepse e usando a mesma dieta (Oxepa) dos 3 primeiros e o Intersept que publicamos esse ano. Considerando todos os 7 estudos nessa nova meta-análise, com mais de 1.000 pacientes analisados no total, os resultados seguem sendo absolutamente favoráveis ao óleo de peixe. Estamos em fase de revisão e publicação dessa nova meta-análise que deve sair já em 2012, portanto sigam ligado no assunto. Grande e cordial abraço. Alessandro Pontes-Arruda

    ResponderExcluir