sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Desafio: Qual o diagnóstico ?

 
                                                             TC tórax    

        Antecedentes transplante renal doador falecido há 3 anos, sem intercorrências significativas relacionadas ao transplante. História de febre há aproximadamente 20 dias, associada a recente desconforto respiratório com piora progressiva. Internada na UTI por piora respiratória e evento agudo de hemorragia digestiva, sem instabilidade hemodinâmica. Hipoxemia significativa, dependente de O2 (50% FiO2), porém com boa adaptação em ventilação não invasiva. Tomografia tórax na investigação inicial demonstrou as lesões expostas acima. Houve recorrência da hemorragia digestiva associada a dor abdominal e sinais de irritação peritoneal. Realizada TC de abdomen (visualizar figuras adicionais clicando em mais informações). Submetida a laparotomia exploradora com lesão sangrante e dilatação significativa do cólon - realizada colectomia D.
    Hipóteses para o caso?   RESPOSTA DISPONÍVEL - clique abaixo...

TC de abdomen com contraste EV

DIAGNÓSTICO:


               O caso acima teve como diagnóstico final tuberculose miliar em um receptor de transplante de órgão sólido.
              A incidência de tuberculose (TB) em receptores de transplante de órgãos sólidos não está bem estabelecida, e varia de acordo com localização geográfica. A prevalência de TB ativa entre os receptores de transplante em regiões endêmicas é próxima a 10-15%.
             Um terço a metade dos casos de tuberculose após o transplante são disseminada ou extrapulmonar. Receptores de transplantes de pulmão são os mais propensos a desenvolver manifestações pulmonares da TB.
              A apresentação clínica da tuberculose miliar é muito variável. Quando se desenvolve durante a infecção primária, a doença tem um início mais agudo e mais rápida evolução clínica. Doença aguda pode ser fulminante, incluindo choque séptico, síndrome do desconforto respiratório agudo e falência de múltiplos órgãos e sistemas.
              Os principais sítios de acomentimento orgânico incluem: pulmão, trato grastrointestinal, pele, sistema nervoso central e adrenais. As manifestações clínicas tem amplo espectro de sinais e sintomas, variando dependendo do sítio de maior comprometimento.
              A tuberculose deve ser considerada em todos os transplantados com evidência de lesão pulmonar ou cutânea. Dependendo do sítio de envolvimento, apropriados espécimes clínicos devem ser enviadas para análise e pesquisa diagnóstica (por exemplo, coloração, e cultura para bacilos ácido-resistentes no lavado broncoalveolar ou fluido de abscesso; cultura e histopatologia de biópsias).
             A mortalidade da tuberculose é maior entre os receptores de transplantes de órgãos sólidos comparados com indivíduos imunocompetentes.
             Maiores informações relacionadas a diagnóstico e terapêutica apropriada nesse contexto são bem expostas nos artigos referenciados abaixo.






  

Um comentário: