quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais um mnemônico: "CAN WE FEED ?"

       
        A nutrição do paciente crítico é um assunto complexo e ainda controverso em diversas situações. Diversos parâmetros devem ser considerados antes do início e durante a oferta da terapia nutricional. A variedade de populações nas UTIs dificultam uma definição clara e objetiva neste quesito. O uso de mnemônicos nesse contexto tem demonstrado resultados interessantes, como exemplo clássico a aplicação do "FAST HUG", confirmando benefícios com desfechos interessantes na prática diária. 
      Nesse recente estudo, os autores propõem um mnemônico para auxiliar na questão "podemos alimentar ?"

       Os conceitos discutidos incluem: gravidade doença (C); idade (A); análise de risco nutricional (N);  aguarde ressuscitação (W); necessidades energéticas (E); seleção de fórmula (F); acesso enteral (E); eficácia (E); determinação da tolerância (D). (Figura 1) Com uma análise minuciosa desses critérios através do uso da mnemônica "CAN WE FEED?", e com apoio da equipe multiprofissional, é possível implementar com sucesso um plano de nutrição adequado.

Figura 1. Questões principais a serem consideradas para instituição da terapia nutricional - "CAN WE FEED?"

           O texto da referência (3) detalha de maneira interessante os pontos principais a serem avaliados para tal decisão. São expostos os principais critérios para adequar a terapia nutricional.

Referências:

1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19713551

2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19505748

3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21881012




Um comentário: