segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HIT - Trombocitopenia induzida por heparina


Olá pessoal,
            A HIT é uma complicação relacionada ao uso de heparinas, mediada por interação da heparina com anticorpos plaquetários. A incidência geral em pacientes graves é da ordem de 5%. Pode ocorrer tanto pela administração de heparina não fracionada como pela administração de heparinas de baixo peso molecular, a incidência, porem é mais baixa com as heparinas de baixo peso (5% x 1% de incidência). Pacientes que desenvolvem HIT têm um risco bastante elevado de desenvolvimento de fenômenos trombóticos venosos e arteriais (odds ratio de 20 a 40) dependendo da população afetada... (para ler o restante clique abaixo em mais informações)

Lesão de pele por HIT. Fonte: http://www.webmm.ahrq.gov/case.aspx?caseID=140
           O período típico de apresentação da HIT é de 5 a 14 dias após a exposição a heparinas, porém pode ser mais precoce surgindo em horas ou mais tardio podendo se apresentar apenas 1 mês após o inicio da administração de heparinas.
          O diagnóstico é clínico e sorológico, assim o achado de anticorpos para HIT sem clínica de trombocitopenia ou fenômenos trombóticos não é considerado HIT. A HIT é definida pelo achado de anticorpos associado a: queda de plaquetas abaixo de 150 mil ou 50% de queda com qualquer contagem, ou lesões de pele nos locais de aplicação da heparina, ou reações sistêmicas (calafrio, disfunção cardiorespiratória) após a aplicação sitêmica. Os anticorpos da HIT estão localizados no fator plaquetário 4 (PF4). Um escore para predição de probabilidade de HIT denominado 4Ts tem sido utilizado em algum estudos e pode auxiliar na prática quando há suspeita de HIT. Este escore pode ser obtido no site: http://www.webmm.ahrq.gov/case.aspx?caseID=140, ou na referencia 2.
           O tratamento deve ser baseado no tripé: interrupção da resposta imune (interromper a administração de heparina), inibição da geração de trombina (tratar trombose e prevenir novas tromboses) e minimizar as complicações ( tromboses, amputações e morte). A inibição de geração de trombina deve ser feita pela administração de danaparoide (recomendação1B), argatrobam (recomendação 1C), lepirudina (recomendação 1C) e bivalirudina (recomendação 2 C). Cerca de 38 a 52% dos pacientes tratados apenas com a suspensão da heparina desenvolverão fenômenos trombóticos em até 1 mês. Busca ativa de trombose venosa deve ser realizada com ultrassom Doppler de membros inferiores (recomendação 1C). Não usar antagonista de vitamica K (cumarínicos) até que a contagem de plaquetas esteja acima de 100 a 150 mil. A mortalidade em pacientes que desenvolvem HIT é elevada ( 22 a 28%) e é atribuída ao desenvolvimento de fenômenos trombóticos.
Excelente fonte de pesquisa sobre o tema pode ser obtido no site: http://www.heparininducedthrombocytopenia.com/que foi referência utilizada neste post.

Referencias:
1- Warkentin. CHEST vol. 126 n. 3, 2004 SUPPLEMENT. p 311S – 337s ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9855179 )
2- Lo. J Thromb Haemost. 2006;4(4):759-65. ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16634744 )

3- Crowther. J Crit Care.2010 Jun;25(2):287-93. ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20149589 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário