domingo, 6 de maio de 2018

Que tal aprender mais sobre terapia intensiva?



A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP recebe os internos de medicina durante quase todo o ano. Visando melhorar o entendimento e aproveitamento do estágio, a preceptoria optou por gravar algumas aulas abordando temas relevantes no universo dos pacientes graves e estimular o acesso pelos acadêmicos. A experiência tem se mostrado interessante e tem somado muito para a formação dos alunos que já iniciam o estágio tendo alguns conceitos básicos e relevantes em UTI!


Dentre as aulas disponíveis temos:

  • Ventilação mecânica - Parte 1 Modos convencionais
  • Ventilação mecânica - Parte 2 Regulação inicial do ventilador
  • Choque e monitorização hemodinâmica - Conceitos básicos
  • Síndrome do desconforto respiratório agudo - SDRA
  • Terapia nutricional em UTI
  • Sepse.

As aulas estão disponíveis no site da UTI (clicar em Graduação e após Aulas 6º ano) e podem ser acessadas a qualquer momento e de forma gratuita.

Site: 




Por fim, vale lembrar que, apesar do público alvo ser os estudantes de medicina, julgamos que o conteúdo das aulas também são super interessantes para médicos que têm contato com pacientes graves, médicos residentes de todas as especialidades e membros da equipe multidisciplinar.


"O conhecimento não é pra ser guardado a sete chaves e sim pra ser compartilhado, dividido, pois conhecimento guardado é igual dinheiro num cofre, perde o valor e não rende nada." (Lindomar Batista)


Vale a pena conferir!





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário